Página Inicial > Uncategorized > Argentina – Morte aos Estados assassinos, Santiago presente!

Argentina – Morte aos Estados assassinos, Santiago presente!

31, outubro, 2017
 

AGORA VOCÊ FAZ PARTE DA TERRA QUE TANTO AMAVA

Triste são as horas que estamos vivendo. Ontem, 20 de outubro, Sérgio Maldonado confirmou o que tanto temíamos. O corpo plantado pela Gendarmeria no rio Chubut é o companheiro Santiago Maldonado.

A gendarmeria é responsável. O Estado é responsável. Porque foram eles que o levaram do território rebelde de Cushamen, em 01 de agosto.

Santiago Maldonado já não é um desaparecido, agora é um assassinado. Mas não podemos nos esquecer nunca do mais importante. Santiago Maldonado foi morto por lutar, por ser solidário, por enfrentar a Gendarmeria ao lado dos weichafes*  do MAP (Movimento Mapuche Autónomo do Puel Mapu), exigindo a liberdade de Facundo Jones Huala.

Santiago Maldonado foi morto pela propriedade privada. Não satisfeitos em tê-lo desaparecido e matado, quiseram e tentaram distorcer sua imagem. E muitxs que dizem honrar a sua memória também.

Sempre vamos tê-lo em nos nossos corações como lutador, como alguém que tentou, ao lado de outrxs, mudar esta sociedade de merda onde a mercadoria prevalece sobre a vida.

Nossa melhor homenagem será continuar lutando, continuar desafiando o Estado e o Capital como ele o fazia. Santiago Maldonado esse que lutou nas barricadas de Chiloé, defendendo o mar. Santiago Maldonado que lutou pela imensa terra do sul.

Cada vez que sopre o forte vento da Patagônia, ele lá estará. Cada vez que os rebeldes do mundo tentarem tomar o céu por assalto, ele lá estará.

Descansa companheiro, o mar, a terra e as florestas pelas quais você deu a vida estão à tua espera, para te abrigar.

Panfleto  espalhado nas ruas de Rosario, 21 de outubro de 2017.

* Expressão Mapuche para guerreiros

 

Os comentários estão fechados.