Página Inicial > Uncategorized > Skopje, Macedônia – Entrevista sobre o Centro Social-Cultural Autônomo AKSC

Skopje, Macedônia – Entrevista sobre o Centro Social-Cultural Autônomo AKSC

7, novembro, 2017

via Enough is Enough

Uma entrevista com Ana sobre o Centro Social-Cultural Autônomo (Автономен Културно Социјален Центар AKSC) em Skopje.

Enough Is Enough (EIE): Como e quando o Centro Social-Cultural Autônomo (AKSC) em Skopje começou? (Para explicar: o histórico da primeira versão do AKSC).
Ana: a idéia de um centro autônomo não era nova, especialmente entre aquelxs que visitaram esses tipos de lugares em toda a Europa. Skopje já viu alguns centros alternativos, mas não desse tipo. Assim, este centro saiu da necessidade de pensamento crítico e livre expressão que se sentiu na atmosfera de nossa sociedade e sua criação começou espontaneamente em março de 2013. Estava se espalhando de boca em boca e de repente ficamos lá, um grupo de 30 pessoas sentadas juntas no parque da cidade discutindo nossas necessidades sobre o espaço que estávamos prestes a criar.
À medida que discutimos nossas idéias, começaram a se materializar e foram transformadas em ação. Decidimos alugar um espaço em um prédio antigo que pertencia axs trabalhadorxs da estrada de ferro e conseguimos equipar o espaço praticando cultura de Faça-você-mesmx com orçamento mínimo e todo tipo de doações: de pintura, cadeiras e prateleiras para copos e bules para os quais somos muito agradecidxs à comunidade local.

EIE: Que tipo de atividades ocorreram no AKSC no passado?
Ana: Somente em um ano conseguimos organizar cerca de 200 eventos, incluindo projeções de filmes, discussões, apresentações, promoções de livros, oficinas informativas e criativas, cursos de idiomas gratuitos, noites de música, festas de chá, eventos coletivos de cozinha e culinária, oficinas para crianças, exposições, performances, leituras de poesia, mercado realmente realmente gratuitas, oficinas de psicologia e desenvolvimento pessoal. É aí que começou a nossa primeira fábrica de alimentos orgânicos. Diferentes tipos de organizações poderiam vir para as reuniões lá. Era oferecido abrigo para muitxs viajantes a caminho da Europa. Tivemos nosso próprio zine e uma biblioteca que ainda mantemos hoje!

EIE: Você pode nos dizer algo sobre a interação entre ativismo e cultura independente na Macedônia?
Ana: No momento, a cultura independente está lutando por sua vida na Macedônia. A maioria dos espaços alternativos são encerrados e os espaços públicos são inundados com uma cultura fácil de vender. Existem algumas pessoas que estão trabalhando por suas causas, mas eu diria, como átomos em nossa sociedade. Então, estamos tentando encontrar uma fórmula que acabaria com uma reação que os unisse.

EIE: Cerca de dois anos atrás, o AKSC estava fechado. Agora, as pessoas estão trabalhando em um AKSC 2.0. Quais foram os motivos por que o AKSC fechou e haverá uma diferença entre AKSC 1.0 e AKSC 2.0?
Ana: Tivemos que fechá-lo porque, por um lado, houve alguns ataques no espaço mostrando que já não somos bem-vindxs. Vejo isso como um sinal de que nossas atividades tiveram um impacto. Por outro lado, ficamos com dificuldades financeiras porque o conceito de doação é muito novo para nxs e muitas pessoas não conseguem ver que uma doação era crucial para mantê-lo vivo. Mas, uma lição vivida é uma lição aprendida, então, no novo espaço, gostaríamos de implementar mais formas de alcançar a estabilidade financeira, por exemplo, fazer nossos próprios produtos ou um pequeno projeto de publicação.

EIE: AKSC 2.0 será criado e mantido pelo KoprivaKolektiv (Coletivo Urtiga). Você pode nos dizer algo sobre o coletivo?
Ana: Este é um coletivo muito novo, mas trazemos uma idéia reciclada das experiências que tivemos nos últimos 5,6 anos com diferentes coletivos e organizações. Posso dizer que experimentamos tempos bons e difíceis, então este coletivo está tentando evitar as maneiras que não funcionou no passado e levar nosso horizonte para um novo nível. Cada membro tem seu próprio projeto artístico e traz seu toque pessoal no grupo. Pela primeira vez, somos formalmente registrados como uma associação para a cultura independente e gostaríamos de agir de todas as formas possíveis – formais e informais, para experimentar formas de expressar e quebrar os padrões de funcionamento, mesmo dentro do próprio ativismo. Esta urtiga entrará no chão!

EIE: Você já pode nos dizer que tipo de atividades serão realizadas no AKSC no futuro?
Ana: Semelhante ao primeiro, neste lugar, as pessoas podem vir e fazer algo que não é possível em outros lugares, sem os chatos processos burocráticos. Além disso, será mais aberto para sair, socializar e um bom lugar para conhecer umx estranhx com uma xícara de chá ou encontrar um bom livro para ler. Damos as boas-vindas à todxs tipos de vagabundxs, poetas, artistas e todxs que gostariam de compartilhar seu talento e está pronto para questionar o tecido de nossa realidade! Além disso, gostaríamos de continuar com mais oficinas e coisas práticas e ser menos teóricos. O desenvolvimento pessoal também é um tópico muito importante para nós.

EIE: Quais são os principais objetivos do AKSC?
Ana: Em primeiro lugar, oferecer uma casa para idéias amigas da liberdade. Queremos inspirar as pessoas a assumir o controle e a responsabilidade por suas vidas, elxs escolhem o meio através do qual esse processo acontece. Queremos ver pessoas que não vivem mais automaticamente em esquemas pré-organizados, mas para poderem reconhecer, criticar e visualizar o tipo de vida que é próxima do coração. Queremos oferecer um espaço para a criação do novo e destruição do antigo. E neste processo, não estamos tentando ser simpáticos ou comerciais. Qualidade antes da quantidade!

EIE: Você precisa de apoio e, se sim sim, como as pessoas podem apoiar o projeto?
Ana: Agradeceríamos muito uma mão amiga! No momento estamos fazendo uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Firefund, que é gerida por um coletivo muito dedicado e fantástico! Todo mundo que apoia nossas idéias pode nos ajudar, doando no seguinte link ou simplesmente divulgando a palavra.

https://www.firefund.net/aksc-skopje

AKSC 2.0 também tem uma página no Facebook: https://www.facebook.com/AKSC2/

Vídeo sobre AKSC (Legendas em inglês disponíveis)

Categories: Uncategorized Tags: ,
Os comentários estão fechados.