Página Inicial > Uncategorized > Santiago, Chile – Atentados incendiários contra agências bancárias em memória do companheiro Sebastián Oversluij

Santiago, Chile – Atentados incendiários contra agências bancárias em memória do companheiro Sebastián Oversluij

21, dezembro, 2017

Durante a madrugada de 14 de dezembro de 2017, mãos anônimas agiram de forma evidentemente coordenada depositando distintos artefatos incendiários em agências do Banco Estado na cidade de Santiago.

O primeiro artefato incendiário foi encontrado numa agência do Banco Estado localizada no número 28 de gran avenida, por volta das 02:00 da manhã, ao ser descoberto por um transeunte que haveria entrado para utilizar o caixa. Rapidamente mobilizaram a polícia, GOPE, Labocar e membros do Ministério Público Sul. Mas a noite estava apenas começando…

Na comuna de Maipu, a agência do Banco Estado na rua Alfredo Silva Carvallo 1774 começa arder desde seu interior produto da ativação de um artefato incendiário, tendo que ser acudido pelos bombeiros para apagar as chamas do incêndio.

Finalmente na comuna de Pedro Aguirre Cerda, especificamente na avenida central com Calbuco, um terceiro artefato incendiário foi desativado pela polícia.

Segundo assinalado pela imprensa e pela polícia, os artefatos eram compostos por garrafas de combustível, pilhas e um sistema de relógio. A causa novamente é levada pela “Promotoria metropolitana sul”, dedicada a ataques explosivos e incendiários.

A intendência metropolitana, por sua vez, queixou-se, e assim declara Claudio Orrego: “Vinculadas (os artefatos incendiários) aparentemente com a morte de um anarquista. A verdade que independente da causa, a violência e uso de artefatos explosivos, nos parece absolutamente fora de lugar num sistema democrático como o nosso. Nós vamos nos queixar nesses três casos e a promotoria já está iniciando as investigações através da OS9 de carabineros”.

Nos três ataques incendiários foram encontrados panfletos em memória e lembrança do companheiro anarquista Sebastián Oversluij, os quais não foram difundidos ou mostrados pela imprensa. Recordamos que o companheiro anárquico-niilista Sebastián Oversluij participou no assalto bancário a uma agência do Banco Estado na comuna de Pudahuel em 11 de dezembro de 2013, depois de entrar no templo da acumulação capitalista armado com uma submetralhadora o miserável guarda do banco William Vera repele o assalto assassinando o companheiro anarquista.

Vídeo da imprensa: 24 horas.

Os comentários estão fechados.