Madrid, Espanha – Aniversário do Local Anarquista Motín
Sexta-feira 12
21h: Jantar, creme de alho-poró, beringelas recheadas e mais comidas
Sábado 13
CONFLITOS, LUTAS E RESISTÊNCIA NO CHILE A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ANÁRQUICA
12h: Da ditadura ao presente, Chile responde a algumas lógicas econômicas e políticas que são o resultado direto das medidas neoliberais impostas ao sangue e fogo pela ditadura de Pinochet (1973-1990). Isso faz com que as lutas e os conflitos tomem diversos caminhos e perspectivas, tornando-as hoje um espaço de aprendizaggem e debate.
14h: Comida, Purrusalda e lanches variados
18h: Conversa e análise sobre diferentes explosões, conflitos, lutas, resistências, afinidades, golpes repressivos e companheirxs que resistem das prisões chilenas para que possam ser úteis e extrapoladas para outros contextos.
21h: Jantar, empanada, salada e patés
Domingo 14
Apresentação de textos anarquistas contra o nacionalismo e debate
14h: Comida, ensopado de legumes
O ANARQUISMO FRENTE AO NACIONALISMO
18h: Serão apresentados distintos textos tanto clássicos, como contemporâneos, que analisam sob distintas óticas anti-autoritárias a crítica ao nacionalismo. Da formação dos primeiros estados-nação até acontecimentos recentes como o “processo” catalão, esses textos analisam o patriotismo, o nacionalismo e outros fenômenos similares que implicam o reforço do Estado. Todos os textos estão ligados à premissa de que a luta entre opressores e oprimidos fica deslocada pelo culto ao Estado, às bandeiras e todas as construções sociais e culturais que o Poder utiliza desativar o autêntico conflito social.
21h: Jantar, fajitas e calabresas no vinagre