Página Inicial > Uncategorized > Montreal, Canadá – Solidariedade em frente às prisões de Laval no novo ano!

Montreal, Canadá – Solidariedade em frente às prisões de Laval no novo ano!

9, janeiro, 2018


Na noite de 31 de dezembro, pelo sexto ano consecutivo, uma demonstração de ruído foi realizada na frente das penitenciárias de Laval. Apesar do frio glacial, este ano foi marcado pela maior participação desde o início desta tradição. Mais de uma centena de pessoas caminharam ao som de “Todos odeiam a polícia!”, “Por um mundo sem prisões, nem centros de detenção!”, tudo acompanhado de percussão, faixas, apitos e fogos de artifício em grandes quantidades.

O grupo apareceu pela primeira vez na frente da instituição Montée Saint-François (B-16), onde a segurança mínima permite entrar em contato mais direto com xs presxs, graças às janelas das quais elxs podem nos acenar, ver as faixas e nos ouvir. A segunda instalação visitada foi Leclerc, a antiga prisão federal que foi convertida em uma prisão provincial de mulheres em 2016 e foi mesclada neste verão. A prisão está muito distante da estrada, o acesso normalmente é impedido pela polícia, mas o grande número de pessoas presentes possibilitou frustrar as linhas da polícia com alegria, todxs envolvidxs em uma perseguição bastante divertida na neve, durante a qual vários policiais conseguiram apreciar a frieza do pó. Então estávamos perto da prisão para soltar muitos fogos de artifício. Ao mesmo tempo, outro grupo de pessoas deslocou-se para o lado oposto da prisão para disparar fogos de artifício perto dos edifícios onde xs presxs estão alojadxs.

Tudo isso continuou em frente ao Centro de Detenção para Migrantes, lembrando a importância de se opor ao projeto do Governo Federal para construir um novo Centro de Detenção para Migrantes em Laval. Este projeto faz parte de um esforço mais amplo para aumentar a capacidade de prisão e deportação de migrantes pela Agência de Serviços da Fronteira do Canadá (ASFA). Queremos um mundo sem fronteiras, onde todxs possam viver com dignidade. Aprisionar as pessoas migrantes, negar-lhes um lugar para viver e deportá-las em situações perigosas são coisas inaceitáveis ​​contra as quais devemos continuar a lutar. Estamos lutando em um contexto em que os grupos extremos e fascistas estão se organizando e ocupando cada vez mais espaço em Quebec; um contexto em que aquelxs que resistem aos esforços da extrema direita são presxs e criminalizadxs.

A grande barulheira terminou no Federal Training Center, a prisão de segurança máxima. O grupo finalmente se dividiu em dois para o retorno, quando a polícia aproveitou o número reduzido de pessoas para fazer uma prisão. Felizmente, a pessoa presa foi libertada na mesma noite, mas com acusações.

As prisões foram criadas para isolar pessoas de suas comunidades. As manifestações de ruído em frente às prisões são uma maneira concreta de lutar contra a repressão e o isolamento. Queremos transmitir uma mensagem de solidariedade para as pessoas que estão dentro e desejar-lhes um feliz ano novo, mesmo que um feliz ano seja um ano verdadeiramente feliz sem as prisões e o sistema dependente delxs!

Fonte: Montréal Contre-Information
Tradução: Turba Negra

Os comentários estão fechados.